domingo, 10 de março de 2013

Ciclovia Jacarepaguá-Barra - Condições em 10/3

Continuando o post sobre a Ciclovia Jacarepaguá-Barra, fiz novamente uma inspeção ao longo da ciclovia, para compartilhar com os usuários como anda a ciclovia com a obra da Transcarioca.

Sinalização a que me referi no post anterior... Faz falta
O trecho próximo à Avenida Embaixador Abelardo Bueno continua péssimo, mas eu prossegui dessa vez, para ver as condições na Barra propriamente dita. Para atravessar a Abelardo Bueno, é preciso ter cuidado, trafegue junto aos carros no canto no sentido Barra, já no sentido Jacarepaguá, não sei muito bem o que fazer, pois essa opção seria na contra mão, eu realmente não vi outra solução senão sair correndo no intervalo de um sinal pro outro e esperar infinitamente na contra mão por uma brecha no canteiro para completar a travessia.


Trecho na altura da Abelardo Bueno, no sentido Jacarepaguá. Detalhe  que ainda tinha um caminhão pra piorar as coisas
Passando dali, há um trecho em bom estado, acredito que tenha sido iniciativa do condomínio ou centro empresarial bem ali da esquina, que pegou um bom pedaço da calçada para si. Seguindo em direção ao Via Parque, está como antigamente, alguns buracos, mas nada preocupante. Atravessando no sinal na altura do Etna (para pegar a ciclovia, que continua na pista central), tenha cuidado com os avanços de sinal. Ali o sinal demora muito e de bônus é pouco respeitado. Não concordo com esse desenho, por mim, poderia continuar até o Barra D'Or e aí sim, atravessar. No desenho real, é preciso atravessar esse sinal "esquecido" e ainda esperar o mesmo sinal abrir para que feche o sinal do retorno e o ciclista seguir em frente. Este pedaço está muito ruim e sem sinalização, na volta, cheguei a passar direto do sinal e pedalei em areia fofa. Até o hospital Lourenço Jorge, a ciclovia segue contínua, apesar de terem arrebentado boa parte, fizeram remendos e dá para prosseguir. 



Cuidado com os postes no meio do caminho


Depois do Makro, há alguns buracos preocupantes...


Chegando próximo ao Lourenço Jorge, o pedaço que considero crítico. Chega a um ponto sem saída que dá num contâiner da obra e um banheiro químico, depois percebi que tinha uma saída para a rua (para a contra mão) mais atrás.

That was the end of the line
Saída à esquerda, pela pista do BRT e, depois, pela contramão da Avenida Ayrton Senna, pra esperar no sinal quase no meio da rua

Lama pura na primeira travessia.

Calma, também não é o fim da linha. Tem "caminho" do lado desse tapume
Ao lado da churrascaria Pampa Grill, há muita lama e pouco espaço (ainda mais que é espaço para ciclista, pedestre e funcionários da obra), siga com cuidado, principalmente no fim da faixa, que tem um monte de terra e pode escorregar.





No trecho da Vila do Pan até a Gardênia, recomendo ir paralelo à rua do Sesc, para evitar aquela manobra perigosa que comentei no post anterior e o ponto de ônibus. Apesar de andar um pouco a mais, compensa bastante e é bem menos perigoso.

Vista panorâmica bem legal indo pela ciclovia do Sesc, detalhe pra Igreja da Penna à esquerda

Aí, tá lisinha
Fim de volta. Bicicleta offroad elameada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário