sábado, 3 de agosto de 2013

Comentários da semana (1/8/2013)

1 - Vice não devia entrar no lugar de deposto
Em Paulo de Frontin (interior do Rio), o prefeito e a vice foram cassados por compra de votos e a cidade segue sem prefeito. (Fonte: Jornal do Rio, da Band). É de se esperar que, quando um prefeito (ou qualquer outro cargo) é  cassado, seu vice seja mais ou menos da mesma laia. Neste caso de Paulo de Frontin, por exemplo, houve a compra de votos e, como o vice forma a coligação com o titular (de forma que o vice não é diretamente eleito), ambos compraram votos juntos. Este resultado deveria acontecer com o resto dos casos, mas é frequente que o titular saia, às por renúncia para evitar a cassação, e o vice assuma. O problema é que o sistema permite essas maracutaias. E, em resposta aos protestos durante a copa das confederações, o Senado tentou mudar as regras para o suplente, mas não conseguiu, devido a, justamente, ter 20% de suplentes por lá. O projeto original previa que, quando um senador renunciasse, o suplente assumiria o cargo até as próximas eleições, o que parece justo. Mas, mais que isso, os suplentes conseguiram o direito de obter o cargo até o fim do mandato (que, para senadores, é de 8 anos). O projeto, para não dizer que não falei de flores, ao menos proíbe a relação de parentesco entre futuros senadores e suplentes e acaba com o segundo suplente (vice do vice).

Para concluir a obscura relação entre o titular e o vice, corre a informação de que o governador Sérgio Cabral renunciará para fugir do ataque dos protestos e, de quebra, poder mostrar quem é seu vice, Pezão, na tentativa de que ele obtenha uma melhor performance. Cheguei a ver no facebook um boato  - que talvez seja essa informação distorcida - de que ambos renunciariam e o presidente da Câmara assumiria (também, do mesmo partido), para fugirem de investigações. Diminuindo o alarde do boato, me parece mesmo ser uma estratégia política, para fugir do fogo dos protestos, mas talvez já estivesse programada antes mesmo dos protestos.

Seria bom que a população continuasse em cima e cobrar:
-A cassação de titular e vice quando houver algum processo sobre o titular (e convocação do segundo lugar nas eleições)
- O fim da herança de cargo de Senador pelos suplentes, assumindo só até as próximas eleições

Um suplente que obtém os 8 anos de mandato (sem ter sido diretamente eleito!) pode obter uma série de regalias e até aposentadoria (não encontrei a informação exata de quantos anos são necessários para um senador se aposentar, mas garanto que é muito menos tempo que você, trabalhador)

2 - PT, a mídia e os 20 centavos
O Globo, 31/7/2013
Mais uma vez o PT partido refletindo a paranoia de seus simpatizantes e, infelizmente, de muita gente de esquerda oposicionista, de que a mídia é o bode expiatório responsáveis por todas os problemas que eles provocam e acabam descobertos. A falácia desse discurso é que a mídia, por ser "tucana", está errada por descobrir e denunciar as falcatruas do governo. Se o governo fosse responsável e correto, desde o início, não passariam de calúnias, correto? É isso que o governo quer que a gente pense e que os petistas rezam como um mantra, para ver se acreditam mesmo nessa falácia. E, se a falcatrua for realmente confirmada, apelam para o "Eu não sabia" tanto proferido pelo Lula. Além disso, há também a vertente do PT que quer fazer acreditar que os protestos são fruto de uma condição que o próprio PT fez brotar nas pessoas, de forma que, se há do que reclamar, é porque as pessoas possuem mais conhecimento, mais acesso aos serviços em si, mais liberdade de expressão e maior diálogo com o governo, como lembrou o Gabeira.

Interpretando o texto transcrito pela reportagem, o PT acusa a mídia de mudar o foco do protesto de "contra o aumento das passagens" para "fora Dilma", enquanto os próprios manifestantes criticam a imprensa e insistem em dizer que "não é pelos 20 centavos". Minha interpretação é que o PT acha que seu governo é excelente, que intrigas são feitas pela imprensa e que os manifestantes são massa de manipulação da imprensa. E insiste na tentação do autoritarismo, de "regular" a imprensa e manter a crença muito enraizada na esquerda, petista ou oposicionista, que é melhor uma imprensa calada sem escândalos de corrupção do que "perseguições políticas" que atrapalham o processo do "socialismo".

A melhor arma para esses conflitos é a liberdade de imprensa, sim, aliado ao senso crítico, pois é claro que há interesses na exibição de qualquer imagem e reportagem. O que não dá para negar é que a imprensa "perseguir" o governo é saudável para a fiscalização de desvios. O que seria do Mensalão se não fosse a Veja. Se você quer ter uma opinião consistente, leia os dois lados da moeda. Tenha uma carta capital e um globo para criar o senso crítico. A mídia alternativa (como o canal NINJA) surge como uma boa saída para a TV aberta (ou mesmo, os canais pagos), mas, com o mundo globalizado, é possível até obter informações de fontes estrangeiras (temos os próprios jornais Metro, sueco, e Destak, português). A desvantagem dessas mídias alternativas que vão surgindo é que, hoje, elas podem estar mostrando a vez do povo, mas amanhã, os mesmos membros podem estar apoiando algum grupo político ou  defendendo o governo. Não podemos saber das motivações pessoais de cada um, por mais que neguem a participação em qualquer grupo político e jurem a imparcialidade. Por isto, é importante manter-se cético, tanto ao Globo, quanto ao NINJA, mas, principalmente, a correntes de facebook, que tem valor jornalístico quase nulo, graças à quase impunidade de se passar calúnias no anonimato da internet.

Como também citou o Gabeira no seu programa Capital Natural, muito do conhecimento de como somos roubados, gerando a insatisfação e as manifestações, veio de denúncias da "grande mídia". Além disso, ninguém é obrigado a só ver Globo (pode, por exemplo, ver a NBR e ficar sempre satisfeito com o governo, ou ouvir a Voz do Brasil) e a Band, onde o próprio Gabeira trabalha, tem se mostrado uma opção, através de programas que incentivam a conscientização, como o CQC e "A Liga" e confesso que, algumas vezes, são expostos alguns detalhes de notícias, no Jornal do Rio que, pouco depois, no RJTV, é exibido mais resumido. O que não é possível é ignorar toda e qualquer fonte de informação. A pessoa não se torna refém de boataria ou de informações fornecidas pelo governo. Lembre-se, o PT apóia sua crítica à imprensa.

3 - Cedae e a mania de se resolver o problema depois que ele já aconteceu

Independente de quem é o culpado, o estrago já está feito. Não foi tomada nenhuma atitude preventiva, não foi feita fiscalização e, agora, a culpa é, claro da empresa. A Guaracamp tem sua parcela de culpa sim, mas pode ter sido apenas vítima do sistema. Informações desencontradas e burocracia dificultam o trabalho de quem quer fazer tudo certinho e, aliado à falta de fiscalização, o melhor é fazer tudo ao "deus dará" e, na maioria dos casos, acaba dando certo. Mas, vez ou outra, dá encrenca. Foi assim com a queda do Edifício Liberdade e a explosão na Praça Tiradentes, mas, com o Engenhão, foi diferente. Será? Somente foi do interesse do governo procurar alguma irregularidade no Engenhão quando ele estava interessado em assinar contratos para o recém-refeito Maracanã. Até então, também o Engenhão estaria em risco, sem qualquer estudo sobre isso. Optou-se pela interdição total do estádio, para preservar a população, mas o Elevado do Joá continua aberto, apesar de recomendação similar. Neste caso, é bom considerar que é de bom senso para a mobilidade da cidade manter o elevado aberto, mas obras de uma alternativa poderiam ser feitas com urgência.

A solução de problemas nesse estilo lembra bastante o Captain Hindsight, do South Park. Ele é um "super herói" cujo poder é falar o que havia de errado e ir embora. Veja a seguinte cena (está sem legendas, mas eu transcrevi o texto logo abaixo):


- Espera aí. Olhem, no céu!
- É ele! Meu Deus, é realmente ele! Ele veio para nos ajudar. Capitão Retrospectiva.
- Quem é Capitão Retrospectiva?
"Capitão Retrospectiva, o herói da Idade Moderna. Anteriormente, Jack Brolin, um jornalista para a National News, o herói nasceu após um estranho acidente que lhe deu incríveis poderes...de retrospectividade. De gotas tóxicas para as guerras, não tem trabalho ele não possa fazer: o Capitão Retrospectiva."
- Capitão Retrospectiva, que bom que veio.
- Qual é o problema?
- Há pessoas presas naquele prédio em chamas, Capitão Retrospectiva. O fogo está tão grande que não
conseguimos entrar nele.
- Está vendo aquelas janelas à direita? Eles deveriam ter construído saída de emergência para os andares mais altos e as pessoas poderiam sair do prédio. E no telhado, poderiam ter construído mais forte para que um helicóptero pudesse pousar.
- Sim, é claro !
- E está vendo aquele prédio à esquerda?
- Sim!
- Não deveriam ter construído ali. Agora não dá para estacionar os caminhões onde precisa. Bem, parece que meu trabalho está terminado. Adeus, pessoal.
- Obrigado, Capitão Retrospectiva!

4 - O que vale mais: o Afro Reggae ou a UPP?

É, parece que temos uma medida mais eficiente que a UPP. Assusta mais o traficante, o bandido opressor que as UPPs do governo. Por hoje é só, até semana que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário