segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Vandalismo Social em Ação

1 - Pintura de ciclofaixa em Fortaleza:

A ação foi bem complexa, com direito a demarcação do limite. Minha proposta não chegava a tanto, mas apenas a pintura do símbolo da bicicleta em algumas vias com grande movimento de ciclistas que, em geral, não são muito respeitados pelos motoristas. Talvez a presença de um símbolo de ciclista na pista não mudasse totalmente o comportamento, mas já alertaria os motoristas sobre a possibilidade de realmente ter de mudar de faixa para ultrapassar o ciclista.


A intervenção mostrada na figura é mais simples e direta, não é muito efetiva, servindo somente para conscientizar os motoristas e tornar os ciclistas "mais abusados" no seu direito de usar a rua.

2 - Colagem de informações de transporte nos pontos de ônibus
Quem usa transporte público está acostumado a ver cartazes de propaganda (tanto oficiais quanto clandestinos) nos pontos de ônibus e pouca ou nenhuma informação sobre o transporte em si.  Uma intervenção saudável é a colagem de papéis informativos sobre as linhas de ônibus que passam no local.







3 - Radares de Sinal




Sinalização à mais não é um problema. O problema é quando o pardal está lá e não há nenhum aviso. Com radares "fake", alguns desavisados podem acabar deixando de furar um sinal, afinal, se o sinal está lá, é para ser obedecido. Não vejo um risco que avisos falsos de radares poderiam trazer, pois, supostamente, os tempos de sinais são corretamente adequados pelo órgão de administração do trânsito. Como mostra a figura, uma pintura dessas é bem complexa de ser feita, mas com spray, creio que seja rápido. É a dose de agilidade necessária ao vândalo.

4 - Avisos em ciclovias

Ciclovias não costumam ter o mesmo trabalho de sinalização que as ruas. Avisos como "pista escurregadia" e indicação de desvios poderiam ser "pichados".

Quando vierem mais ideias, posto aqui. Passem adiante e pratiquem. Se o poder público não nos ouve ou não está acessível, é nosso dever modificar o que pudermos para uma melhor qualidade de vida.

Link curto: goo.gl/UPbGR5

Nenhum comentário:

Postar um comentário